quarta-feira, 4 de julho de 2012

Georges Méliès - O Mágico do Cinema



Georges Méliès foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos!

Além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Um de seus filmes mais conhecidos foi Le voyage dans la lune (Viagem à lua - que já falamos sobre aqui) de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época. 

Durante uma década, criando filmes fantasiosos e que divertiam crianças e adultos, Georges Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo. Chaplin o chamou de "o alquimista da luz". 


Entre tantos filmes e mundos fantasiosos, temos "A Invenção de Hugo Cabret", que é um filme de aventura e mistério, onde não sabemos o que é fantasia e o que é realidade, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Méliès, sobre um garoto que vive solitário em uma estação de Paris, tentando descobrir um enigmático mistério.

Hugo Cabret é um órfão de 12 anos que vive escondido na estação central de trens de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos diversos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. 


Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um raro autômato estão no centro desta intrigante e imprevisível história, que mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de história numa homenagem inteligente ao cinema mudo e a preto e branco, especialmente, ao precursor dos efeitos especiais e da fantasia representada no cinema, Georges Méliès. 


E vocês o que acham de toda esta fantasia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário