sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Surrealismo Pop: Ania Tomicka


Uma das minhas metas de 2013 seria mais arte e menos cupcakes NO BLOG. A Caixa da Candy é um escape para o lado observador da arte, claro que gastronomia e moda acaba entrando mas existem muitos artistas que ainda não postei por aqui.

Minha proposta é contribuir para a divulgação do trabalho de novos artistas pelo mundo, tendo uma queda específica para o surrealismo pop, a pop art, toy art e tudo o que envolve o mundo Kidult. 

Para começar bem apresento a polonesa Ania Tomicka, que mais é italiana que polonesa, com um longo histórico em grandes universidades de arte da Itália como a Academy of Fine Arts of Venice.

Conheci um pouco da Ania quando ela expôs junto com outros artistas numa exibição da Sanrio em 2011, a Sanrio for Smiles


Como a maioria dos artistas dessa geração tudo começou com desenhos de Anime e mangá se tornou uma paixão. 

Ela apresenta seu trabalho em ilustrações, arte digital e pintura a óleo e é fã de realismo e renascentismo, o que aparenta sutilmente no seu trabalho, mas o que mais a influencia é o Surrealismo Pop Americano. Ah, e ela também gosta de pôneis. E esquilos! ;D


Ania não tem nenhum outro parente com o dom da arte e se queixa de não ter tido apoio de ninguem quando resolveu que carreira seguir, mesmo na faculdade de Venice da Itália, quando conta que um professor chegou a rir da sua cara quando decidiu por ser "pintora". Só encontrou apoio mesmo quando chegou na Academy of Digital Arts, a NEMO em Florença. Lá ela descobriu seu estilo e decidiu por seguir o surrealismo.


Sobre sua arte ela conta que suas garotas devem crescer junto com ela e que com o passar do tempo estão tornando-se mais maduras. E sobre os esquilos? Ela os adora por serem tão pequeninos, vermelhos e agitados: "Se parecem comigo quando tomo muito café!" diz ela.

Seu maior sonho é fazer algum trabalho para a Pixxar e adora cozinhar!












Um comentário: