quinta-feira, 22 de março de 2012

Pai isto é arte: Joshua Hoffine, o fotógrafo do terror


Joshua, natural de Kansas nos E.U.A., fotógrafo de casamentos e pai de garotinhas lindas, seria um cara comum se não fosse por um detalhe: Seu amor pelo imaginário infantil o fez mudar um pouquinho o ramo de sua profissão e virou um dos mais temíveis e famosos Fotógrafos de Terror.

Ao contrário de Laurie Lipton onde a arte é toda em pincéis, Joshua faz toda a montagem ali cara-a-cara, todas as suas fotos se tornam super produções.

Amigos, família e até as suas filhas fazem parte do assustador elenco de cada série de fotografias, que seguem num realismo impressionante, dando calafrios em muito ser humano barbado.

Quando fala de suas inspirações, Joshua diz é muito fã dos velhos desenhos da Disney e que tenta adicionar um pouco da grandiosidade do cinema Hollywoodiano.


Cada coleção se transforma numa espécie de mini curta metragem, onde todas as fotos contam apenas uma história.

No seu último trabalho conta a história da deusa da mitologia grega Perséphone ao seus olhos.

Persephone por Hoffine é uma espécie de zumbi, deixa que ele encontrou na historia em que a Deusa vive na corda-bamba entre a vida e a morte.

Mas a coleção que me tocou foi "Black Lullaby".

Muitas pessoas vão olhar o resto do trabalho de Joshua no seu site ou no google e ficar horrorizadas com muitas das imagens....

Eu apenas postei as fotos mais sutis e infantis. As que eu particularmente mais gosto.

Algumas das imagens pode se dizer que são um pouco "barra pesada", como a do neném segurado pela "morte".

Eu como mãe, vinvendo na tentativa de me tornar mais consciente, posso afirmar que muitas dessas fotos mostram muitos dos nossos medos como pais e mães.

Nossos tolos e profundos horrores, muitas vezes até sem fundamento.

O resto das fotos, protagonizadas pelas filhas de Joshua, mostram o imaginário das crianças.

Sim, crianças também tem medo.

Joshua diz: “Eu acredito que o horror está envolvido com a imprevisibilidade e iminência da morte, e a implicação de que não há certezas na existência. As experiências do horror residem nessa confrontação com a incerteza. O horror nos diz que nossa fé na segurança é uma ilusão, e que os monstros estão ao nosso redor.


Muitas vezes doloroso saber que não somos eternos, nem super-heróis e que pode acontecer algum imprevisto à qualquer momento com qualquer um de nós.

Mas Joshua também diz nas suas fotos que alguns dos nossos medos são realmente muito bestas para nos preocuparmos e que tudo não passa de imaginação.


Essa foto da garotinha com o palhaço me trás a recordação do meu medo aterrorizante por palhaço desde os 2 anos de idade.

Meus pais chamaram palhaços para a minha festinha e fica a vocês imaginar o thriller que se tornou a minha vida desde então.

E este é o real trabalho do cara, interpretar todos os nossos medos, sejam eles instintivos ou não.

Ele diz: "Quando somos crianças nós experimentamos uma série de medos como medo do escuro, do perigo, do bicho papão...Quando crescemos esses medos começam a perder sua intensidade e devagar vão se tornando insconscientes".

Convido todos a conferir o seu novo trabalho sobre a Persephone e mais fotos incríveis dos backstages toda a história das fotos de Joshua no seu BLOG.

...

E vocês, quais são seus medos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário