sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Viagem a Lua: Conheça o primeiro filme de ficção científica




Antes mesmo do mundo imaginar tecnologias como 3d, o primeiro filme de ficção científica e primeiro blockbuster, ou seja sucesso de bilheteria, Viagem a Lua foi feito em 1902 (OMG!) por um francês chamado Georgie Meliés. Um marco para o cinema mundial!

 Sem ele não teria como realizar nos dias de hoje sucessos como Avatar, Senhor dos Anéis e outras grandes produções cinematográficas .




Viagem a lua, Trip to the Moon em inglês tem apenas 14 minutos e trata da história de um grupo de bravos homens que chegam a lua e são capturados por seres extraterrenos de quem precisam escapar para embarcar de volta a Terra.

Se você tiver paciência pode procurar por vídeos no youtube ou mesmo checar algumas imagens que são sensacionais!




Além de mostrar a maneira fofa e fantasiosa que as pessoas em 1902 enxergavam a vida contando com o mínimo de descobertas e conhecimento na sua maioria de suposições, o filme em preto e branco e mudo, tem figurinos que nos remetem ao Steam Punk e cenários incríveis e uma nova maneira de construir um filme que antes era exatamente como no teatro.


Em 2011 uma versão restaurada, colorida e com trilha sonora da banda Air foi exibida no Festival de Cannes graças a um cinéfilo que obtinha uma cópia óriginal e doou a uma cinemateca que cuidaram de reconstruir o quebra-cabeças das muitas imagens que integram o filme.


A humanidade , os fanáticos por cinema e os caçadores de inspiração agradecem.


Viagem a Lua também inspirou o clipe "Tonight Tonight" do The Smashing Pumpkins, uma das maiores bandas dos anos 90.




Um comentário:

  1. Fantástico Georgie Melies, merece o maior reconhecimento, pena que em sua época, com a guerra, não foi tão valorizado assim...

    Quem tiver a oportunidade assista: Hugo Cabret, nos dá uma boa visão deste maravilhoso artista: Georgie Melies.

    ResponderExcluir