sábado, 28 de janeiro de 2012

Onde termina a Realidade e começa o Conto de Fada


Essa é uma pergunta que está no subconsciente de todos nós, afinal quem não quer realizar aquele sonho? O sonho que a maioria das pessoas dizem para você que é impossível mas que só você acredita que pode realizar?

Mas, esqueça, este não é um post de auto-ajuda. É um post para questionar a existência dos contos de fadas e quando eles conseguem se fundir com a realidade.

Há alguns dias achei na internet uma matéria muito interessante sobre uma menina de apenas 2 anos de idade que faleceu perto da década de 20 de pneumonia e seus pais chamaram um especialista em taxidermia (uma espécie de mumificação) para conservar seu corpo.



A "múmia" foi encontrada nama cidade da Itália em perfeito estado de conservação, exatamente da maneira que foi deixada, num caixão com tampa de vidro.

Quando a encontraram, alguns moradores até pensaram que se tratava de uma boneca de porcelana por conta da perfeição da face da menina e logo depois ela ganhou o apelido de 'Bela Adormecida'.

Bela adormecida que não vai voltar a vida nem com um beijo de algum príncipe. Trazendo um fato, não que seja novidade, mas posso dizer que esquecido: nem todos os contos de fadas têm finais felizes.

E realidade e contos de fada são assim: Alguns bons outros ruins. Uns fazendo arte outros as destruindo. Uns pregando a paz e a aceitação outros a discórdia e guerra.

A Pop Art quando surgiu nos anos 50 foi para expressar a sociedade industrial e de consumo extamente o que vivemos intensamente até hoje.

Quase que o oposto do movimento Surrealista que retratava o "inconsciente coletivo" das décadas de 10 e 20 do século passado.

Na sociedade dos anos 2000 temos o Novo Surrealismo ironicamente cheio de Pop Art. Mostrando o inconsciente consciente coletivo criticando a sociedade real que acha que está muito longe dos contos de fadas.

Mark Ryden o mais famosos dos novos Surrealistas dos anos 2000, sua adorável arte com uma agressiva crítica a sociedade de consumo.



E se arte e realidade se fundem, porque não realidade e contos de fadas?


Natalie Shau, uma das principais artistas do novo Surrealismo mistura fotografia e arte digital e expressa reais sentimentos com cara de faz-de-conta.




É tão certo de se identificar os contos na realidade deixando a entender que todos nós temos o poder de escrever uma história seja ela dos seus sonhos ou até de pesadelos, se essa for a sua escolha.

E que a vida real não pode ser tão chata como num BBB mas pode ser editada, pode ser colorida ou em sépia, curta ou infinita.

Como no caso da pequena "Bela Adormecida" é um conto colorido, infinito e feliz para a história da biologia que conseguiu descobrir que os componentes químicos da Aspirina ajudaram a conservar o cadáver. Deixando a evidência que se o conto de fadas não teve um final feliz é porque não terminou ainda.

Tão fácil de acreditar...

xx

Candy

*A primeira imagem é da artista Natalie Shau para a arte do cd da cantora Kerli

Nenhum comentário:

Postar um comentário