sexta-feira, 20 de maio de 2011

B-day da Calça Levi's - A revolução da juventude contra a Calça Jeans




Estou aqui hoje para um post mais do que especial.

Para comemorar o dia em que um dos maiores empreendedores do mundo, Levi Strauss patenteou a Calça Jeans há 138 anos atrás.

Históricamente muito se falou em Jeans. Década de 50 e 60,Marlon Brandon e James Dean os rebeldes com calça, aliás dizem que o cós e zipper das calças jeans têm conotação sexual, foi tudo pensado para destacar as curvas do gênero masculino. Bem que faz sentido...


Nos 70 com as hippies com seus shortinhos e os igualmente "sujos" os punk, todos eles entre lixas, rasgos e este o último com os característicos alfinetes, inventaram a customização.


Na década de 90 com a popularização do estilo Hi-Low, a mistura do clássico com o esporte, o caro e o barato, o chic e o trash, o jeans se divorciou da sua fiel Camiseta e começou uma intensa história de amor com outras peças conhecidas do closet fashionista como jóias, blazers e uma tradicional bolsa Chanel.


Com o tempo a popularização do estilo entre a massa e o público já não tão jovem assim, o jeans passa de rebelde para tradicional e a partir dos anos 2000, acredito eu, a juventude se rebela
contra a calça jeans.



Primeiro se começa uma revolução na modelagem. O cós que era baixíssimo (novamente o jeans como símbolo contra repressão sexual) sobe para dar mais valor a elegância e menos valor a luxúria. Depois as Skinny, as saruel e as Boyfriend. Meninos e meninas trocando seus guarda-roupas. Foi um escândalo.

E agora José?

Com inúmeras senhoras topetudas no mundo usando jeans, bolsa de matelassê e anéis de crânios, o que fazeis vós a juventude transviada?









O fato é que se você for passear no look book vai encontrar pouquíssimos looks com jeans. Muita saia, muito vestido, muitas meias, leggings, enfim, uma peça que ganhou fama por ser confortável e status de revolucionário hoje encontra-se na UTI entre os vanguardistas.

Tudo bem que boa parte desse tal estilo bem que tá protocolado e etiquetado ali pronto na internet e na Elle pra todo mundo que quiser ser estiloso.

A peça mais usável do guarda-roupa virou um pesadelo na hora de vestir.

Balmain tá cobrando vários mils pela tradição punk de rasgar e pregar.

Muita gente apanhou na cara dos pais quando apareceu em casa primeiro de calça jeans, depois de jeans rasgado e por último de calça skinny. E agora todos desfrutam igualmente do mesmo visual.

Nessas horas eu calculo que daqui há alguns anos vão haver inúmeras senhoras usando vestidos de carne por aí.

Mas pra quem não dispensa o conforto e não quer ser tradicional tenho algumas dicas para conseguir usar a calça jeans:


1- Jeans de boa qualidade. Não precisa ter etiqueta mas tem que cair bem na sua poupança.

2- Customização. Não dos Jeans, mas dos calçados.





3- A Balmain roubou de você, agora roube ela. Não mais apenas rasgar e furar os jeans mas
jogar uma Ki-boa com vontade e queimar com um isqueiro.






4- Se até a sua avó já parece o Joey Ramone, então tente usar camiseta e tênis se for com um look mais elaborado. Prefira saltos dramáticos ou um coturno.


5- Camiseta masculina sim. Não dispense o ataque ao armário do namorado.


6- Uma boina ou um chapéu legal. Principalmente agora que tá friozinho, não dá pra não usar.



7- Muitos acessórios. Pra quebrar aquele visual menininho do coturno e camiseta uns penduricalhos são uma boa dica.


8- Cuidado com a bolsa. Pequena de preferência para criar ainda um Hi-Low, com cores e estampas diferentes como as metálicas e o leopardo.


9- Um casaco surpreendente. Que tal uma jaqueta perfecto ou um casaco de pêlo sintético? Dá até para arriscar se unir com um All Star surrado.



10- Pesquisar looks masculinos. Sim porque as meninas andam muito menininhas com saiões e sainhas.

11- Além da Calça. Transformar o Denin.












12- Sobreposição


Nenhum comentário:

Postar um comentário